Escrito por Fernando Amaral on October 15, 2009
Fifa 10

Fifa 10

Post Rating

O futebol não é uma questão de vida ou de morte – é mais importante que isso. Quem se reconhece nesta afirmação de Bill Shankly vai passar horas a jogar Fifa 10, o melhor simulador do desporto rei até à data. Fifa 10 faz-nos sentir todas as emoções que arrastam multidões à volta do futebol, a frustração quando uma jogada perfeita termina com a bola no poste, a revolta quando o árbitro fecha os olhos a uma falta evidente e a explosão de alegria quando um remate certeiro só para no fundo da baliza.

Não há mais nenhum videojogo que me faça saltar do sofá aos gritos como um golo que dá a vitória no Fifa, apontado em casa do maior rival, em período de descontos. É essa a magia de Fifa 10, faz-nos sentir que estamos lá, que o jogo é a doer e que temos que dar tudo para o vencer. Para chegar ao golo no Fifa 10 é preciso batalhar muito, ganhar no confronto físico com o adversário, abrir uma linha de passe, ser rápido na antecipação, simular, enganar o guarda-redes, rematar certeiro e ter um bocadinho de sorte.

A série Fifa tem uma longa história , mas só conquistou os fanáticos da bola há 2 anos. Fifa 08 foi um ponto de viragem para o jogo da EA Sports e um sério aviso à concorrência. A jogabilidade tornou-se muito mais pausada e realista, o termo “simulador” começou a ser aplicado aos jogos de futebol. O ano passado, com Euro 2008 e Fifa 09 o jogo continuou a evoluir. O ritmo subiu um pouco e ficou perfeito, alguns lapsos foram corrigidos e o resultado foi reconhecido por toda a critica como o melhor jogo de futebol da nova geração.

Realismo é a palavra chave quando se fala da jogabilidade de Fifa 10. Pela primeira vez os jogadores podem mover-se em qualquer direcção, em vez das 8 tradicionais. Esta novidade liberta os jogadores para movimentos nunca antes vistos. A física da bola é completamente independente e roça a perfeição. Isto possibilita um número infinito de jogadas e faz com que cada jogo seja uma história completamente nova.

fifa 10 2

Mesmo sem a bola nos pés, o jogo é emocionante e cada vez mais real. Os jogadores disputam as posições corpo a corpo e tentam proteger a bola ou desequilibrar o adversário. O futebol é um jogo de contacto e Fifa 10 retrata esse facto da melhor maneira até à data.

Os guarda-redes também estão mais inteligentes e são cada vez mais reais. Há um sentido de urgência adicional que leva os jogadores a despachar a bola de qualquer maneira em situações apertadas. Pode ser um murro na bola do guarda-redes ou um pontapé desesperado de um defesa quando está prestes a ser ultrapassado pelo atacante. Estes comportamentos tornam os jogadores mais humanos e o jogo mais emocionante.

Em Fifa 08 o árbitro era invisível, surgindo apenas para dar cartões. O ano passado foi inserido no jogo e este ano tem ainda mais destaque. Sem ser preciso recorrer a mudanças de câmara, o árbitro apita, avisa os jogadores e dá cartões. Ocasionalmente a bola acerta mesmo no juiz e muda de trajectória.

O modo Be a Pro continua a evoluir e agora chama-se Profissional Virtual. Neste modo juntamos um pouco de RPG ao jogo e temos que criar um jogador e leva-lo até ao topo. Durante os jogos controlamos apenas o nosso jogador, o que muda completamente a jogabilidade. Na minha opinião muito pessoal, o jogo torna-se uma valente seca! Não é que esteja mal feito, mas estar a ver 21 jogadores controlados pela PlayStation e só ter 1 sob nosso controlo significa que temos poucas oportunidades de tomar conta do jogo. E ainda por cima não é nada fácil jogar com a visão do campo que segue o nosso futebolista.

Podemos importar a nossa cara para dentro do Fifa e desenvolver as capacidades do nosso personagem em qualquer modo de jogo. Para culminar, podemos jogar online e exibir o nosso profissional frente aos nossos amigos.

fifa 10 7

No modo treinador temos a possibilidade de controlar a nossa equipa, dentro e fora dos relvados, ao longo de várias épocas. Aqui está a verdadeira essência do jogo, pelo menos na vertente singleplayer. O objectivo é ganhar competições para conseguir dinheiro para reforçar a equipa e… ganhar mais competições. Infelizmente estamos apenas a disputar a liga e a taça, as competições europeias ficaram de fora.

O aspecto financeiro é muito importante e podemos gerir patrocinadores, bilheteira, transferências, ordenados, prémios de jogo, etc… Apesar da profundidade deste modo não se poder comparar ao que se encontra em jogos como Football Manager, está no ponto certo para tornar a carreira mais emocionante sem afastar o foco do jogo propriamente dito.

O mercado de transferências está mais “inteligente”, o que pode ser uma grande dor de cabeça para um treinador à procura de reforços. Se o jogador alvo achar que não vai ter lugar no plantel, recusa a transferência. Por outro lado, se achar que é bom demais para integrar a nossa equipa, também não aceita qualquer proposta. A busca pelo jogador certo pode tornar-se frustrante e o mais fácil é colocar os olheiros à procura de talentos disponíveis nos quatro cantos do mundo.

A carreira de treinador de futebol não é fácil e o lugar nunca está seguro. Quando os resultados não são os esperados, acontece a clássica chicotada psicológica. Mesmo assim parece-me exagerado ter sido despedido do Sporting a meio da época, quando ocupava o segundo lugar, a apenas 3 pontos do Guimarães que liderava a tabela. Algo que Fifa ainda não aprendeu a fazer é simular uma liga com resultados credíveis. Depois de 14 jogos, o Benfica estava em 7º, a uma grande distância da luta pelo título. Por muito que essa ideia me agrade, tenho que reconhecer que este ano não é concebível. Quando os grandes ficam logo afastados da luta pelo título, o jogo perde algum sentido.

A saída forçada do meu clube do coração levou-me a pegar num pequeno clube irlandês, que lutava para não descer de divisão. Nos relvados irlandeses, sob chuva intensa, o jogo transforma-se e temos que substituir a força da técnica pela técnica da força. As peripécias do modo treinador levam-nos a explorar ligas e clubes que de outro modo nos seriam desconhecidos. O caminho até ao reconhecimento mundial é longo e árduo!

A nível de gráficos este Fifa não traz nada de novo. A principal preocupação foi melhorar a fluidez do motor de jogo em todas as situações e não houve lugar a grandes melhorias visuais. O modo Arena, em que podíamos controlar um jogador e fazer remates à baliza enquanto o jogo carregava, foi melhorado. Agora há uma série de opções e a arena é um campo de treinos completo. Podemos até criar jogadas estudadas para aplicar durante os jogos.

fifa 10 11

O elemento que mais nos desiludiu foram os comentários. Helder Contudo e David Carvalho voltam a dar as vozes ao jogo, mas parece que não se lembraram de nada de novo para dizer. É natural que os comentários se tornem repetitivos ao fim de algum tempo, mas neste caso isso acontece desde o primeiro minuto, porque muitas frases são exactamente iguais ao que podemos ouvir em Fifa 09.

Mais grave que isso são as disparidades entre os comentários e o que se está a passar em campo. Cantos passam a lançamentos laterais com frequência, jogos de campeonato ganham prolongamento em caso de empate e um ligeiro atraso no relato causa situações verdadeiramente caricatas.

Quem gosta de fazer noitadas com os amigos à volta da PlayStation vai gostar de saber que o modo festa grava as pontuações de 20 jogadores numa liga criada para o efeito. Assim pode ser que acabem as discussões sobre quem é o melhor jogador de Fifa. Como alternativa temos uma série de modos online que garantem que ninguém tem que jogar Fifa 10 sozinho.

A Live Season volta a actualizar o jogo com dados dos campeonatos reais, todas as semanas. Lesões, transferências, castigos, etc… tudo é actualizado de acordo com o que vai acontecendo pelo mundo fora. Infelizmente a liga portuguesa continua a não ser contemplada com esta função.

Fifa 10 ainda não é o jogo perfeito que poderia ser ao fim de várias iterações, mas é certamente o melhor simulador de futebol que já tive o prazer de jogar.

  • Futebol quase real
  • Muitas ligas licenciadas
  • Competições europeias ausentes
  • Maus comentários
Vdeo
Comentar

21 Responses to “Fifa 10”

  1. matheus says:

    isso que e jogo

  2. d+ says:

    muito pirado!!!

  3. Joao Sousa says:

    Boa noite.
    Parabens pela boas analises realizadas.
    PReciso de ajuda relativamente a como jogar online.
    Julgo que para já é o grande problema do jogo.
    No fifa 2009 era imediato e sem grandes problemas ou dificuldades. No novo a mensagem que dia apos dia me aparece é que “os Servidores EA não estão disponiveis tente mais tarde” se me puder ajudar agradecia.
    Muito obrigado
    JOTA

  4. Nergal says:

    È sem duvida o melhor simulador desde o fifa 08,anos-luz do medíocre Pes.

  5. o promoçoes says:

    Sem duvida, este ano a EA Sports esmerou-se e finalmente superou visivelmente o PES

  6. coiso says:

    se formos a ver em todas as plataformas este fifa 10 só vence o seu adversário na ps3 e na xbox pois para as outras plataformas a ea permita-me a expressao esta a “borrifar-se” e com isso no reino unido onde o fifa 10 reinava desde da ediçao 09 em vendas passou para segundo lugar e foi ultrapassado pelo pes 2010.
    Contudo para a ps3 ja adiquiri o meu fifa 10 porque nesta nem se compara.Esta muito mais fluido que pes 2010 e é um jogo muito mas bonito de se ver

  7. coiso says:

    Mas atençao porque apesar de fifa ser melhor o pes nao deixa de ser um grande jogo.

  8. Rodrigo says:

    IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIRAAAAAAAAAAAAAAAADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!

    O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS!!!!!!!!!!!!!

    O O
    /
    (____)

  9. yuri says:

    muitoooooooooooooooo locooooooooooooooooooo

  10. CRONI says:

    Fifa é melhor que PES!

  11. Diego says:

    Amigo, gostei muito da sua anáise, mas só para complementar as competições européias estão presentes no jogo sim. Não na primeira temporada, para disputa-las vc deve classificar-se ;)

    Feliz ano novo!

  12. Thiago says:

    Igual PES nao tem !

  13. weberson says:

    realmente e um jogo bem real,gostei

  14. marcos says:

    Deve ser legal ja q num tenho ps3 so fico olhando

    Mais em breve vo ganha um ps3 e vo compra esse jogo concerteza

  15. luizinhoOOO says:

    mto podre!
    prefiro pes !

  16. Djalma says:

    Realmente, supera todas as expectativas! Jogava PES desde a época do Winning Eleven e mesmo assim fui seduzido a trocar de jogo de futebol pq simplesmente é tudo isso e mais um pouco do que falam. Fifa Soccer 10 é literalmente show de bola!!!

  17. rodrigo says:

    esse jogo é muito legal

  18. O pes superou o fifa 10 por causa do grafico
    mas os dribles são sensacionais.
    Marcelo.

  19. Efraim says:

    Jogo todo dia irado ninguem me ganha nesse jogo nem que criou o jogo !

  20. bruno rocha says:

    é um belo jogo, flexibilidade e jogabilidade muito real. quem tem o jogo e só é fanático por futebol não dorme cedo e as vezes nem dorme!!!!!!

Comentar